top of page

Quem somos

“Nós acreditamos no futuro e que a educação e o trabalho dignifica e dá cidadania ao ser humano”.

José Nilton Araújo - Presidente da Guarda Mirim.

NÓS ACREDITAMOS NO FUTURO

A Associação Guarda Mirim Alferes Tiradentes de Minas Gerais é uma Organização que visa atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A Organização atua de diversas formas, oferecendo atividades de música, esporte, informática, lazer e cultura com foco na prevenção ao uso de drogas.

Nesse sentido, o trabalho social desenvolvido pela Guarda Mirim se orienta embasado nos preceitos contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição Federal, nos princípios e Diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e nas demais legislações vigentes que garantem os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, especialmente, no que se refere à crianças e adolescentes, tratando da proteção integral, enquanto responsabilidade da Família, do Estado e da Sociedade.

 

A Guarda Mirim uma INSTITUIÇÃO SOCIAL, isso significa que:

  • Adotamos práticas responsáveis de gestão.

  • Adotamos estratégias inovadoras.

  • Enfrentar problemas sociais é a razão de ser do nosso trabalho.

4_edited.jpg

INTEGRIDADE

Aspiramos viver com os mais altos padrões de ética, honestidade, disciplina, respeito, empatia e responsabilidade.

Nunca comprometemos nossos valores éticos e morais, atuando sempre no melhor interesse das pessoas que atendemos.

Ultrapassar obstáculos é o que nos alimenta, acreditamos que com criatividade, inovação e perseverança podemos superar qualquer desafio.

INOVAÇÃO

Ultrapassar obstáculos é o que nos alimenta, acreditamos que com criatividade, inovação e perseverança podemos superar qualquer desafio.

DIVERSIDADE

Acreditamos que o 3º setor é o espaço para inclusão, liberdade, diversidade, seja do gênero, credo, raça e etc. Atuamos sempre no empoderamento e autonomia do indivíduo.

Contribuir de forma diferenciada para o desenvolvimento do indivíduo em sua totalidade, estabelecendo assim maior justiça social através do esporte, cultura e formação integral de crianças e adolescentes.

MISSÃO

VISÃO

Acreditamos que se no presente educarmos nossas crianças e adolescentes com amor e dedicação, no futuro teremos cidadãos de bem e uma sociedade mais digna e justa.

VALORES

Acreditamos no ser humano, em sua capacidade de transformar, amar e difundir o amor ao próximo. Trabalhar sustentavelmente com ética, disciplina, respeito, empatia e responsabilidade.

Nossa história

A Associação Guarda Mirim Alferes Tiradentes de Minas Gerais (AGMAT-MG) foi fundada oficialmente no dia 02/12/2006, sendo uma Organização não Governamental – ONG, entidade sem fins lucrativos.

 

A Guarda Mirim engloba 03 projetos: Oficina de música, projeto Prevenir e Projeto Mulheres Arteiras.

 

A proposta de criação da Guarda Mirim surge por iniciativa de pessoas da comunidade do bairro Citrolândia em Betim, em parceria com policiais militares voluntários, visando desenvolver um trabalho de prevenção da criminalidade e o uso de drogas, atendendo crianças e adolescentes vitimadas pela realidade em que estão inseridas nesta regional, ofertando em princípio, a prática de atividades esportivas, culturais, esportivas e lazer.

   

Essa é uma proposta inovadora para projetos sociais que envolvem voluntários, especificamente em relação aos policiais militares, pois cria a possibilidade de trabalhar na prevenção das situações que configuram violações de direitos, além de criar estratégias para amenizar o preconceito e a discriminação em relação à atuação do policial militar, que segundo o senso comum, atua somente na repressão.

 

Nessa perspectiva, a inserção de profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento ganha relevância, possibilitando produzir através da práxis profissional, orientada pelo conhecimento teórico e ético, a qualidade na execução dos serviços e ampliação dos resultados esperados.

 

Deste modo, a Guarda Mirim, atua atendendo crianças e adolescentes, independente da condição socioeconômica, tendo como finalidade a proteção social na perspectiva do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação das fragilidades e identificando possíveis causas que possam levar as violações de direito, envolvendo diretamente, não só os jovens, mas priorizando toda a família, enquanto instituição responsável pela formação do indivíduo.

 

Nesse sentido, o trabalho social desenvolvido pela Entidade se orienta embasado nos preceitos contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição Federal, nos princípios e Diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e nas demais legislações vigentes que garantem os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, especialmente, no que se refere a crianças e adolescentes, tratando da proteção integral, enquanto responsabilidade da Família, do Estado e da Sociedade.

Presidente Executivo: José Nilton Araújo.

Vice Presidente Executivo: João Emanoel do Nascimento.

Secretário Geral: Gilmar de Freitas.

Secretária Adjunta: Ângela Patrícia de Almeida.

Diretor Financeiro: Dílson Gilliard Teixeira.

Diretor Financeiro Adjunto: Mateus Santos.

Conselho Fiscal: Guilherme Carola da Silva.

                                      Henrique Antônio da Silva Ferreira.

                                      Vanda Abrantes Sarmento.

05 -JUNHO.jpeg
bottom of page